As cores dos meus valores

Todas as nossas decisões são pautadas pelos nossos valores, ainda que não tenhamos consciência disso. Não há como fugir. Conhecer os nossos valores e as suas prioridades é essencial para que possamos tomar as rédeas da nossa vida e não nos sentirmos levados pelos caprichos do nosso inconsciente.

dsc_0275

Há vários exercícios que se podem fazer para tomarmos consciência de quais são os nossos valores e como eles nos influenciam.  Tony Robbins “famoso coacher norte-americano” afirma que podemos mudar conscientemente os nossos valores de forma a podermos alcançar os nossos objectivos, mas que não podemos alcançar os nossos objectivos se estes não estiverem alinhados com os nossos valores.

É certo que os nossos valores mudam com a idade e com a experiência. Para mim reconhecer os meus valores e a sua prioridade têm sido uma ferramenta valiosa. Valioso também, têm sido aplicar este princípio no meu trabalho, dando cor aos valores que quero imprimir numa peça. Normalmente estes valores “coloridos” ficam escondidos nos fios que dão estrutura ao tecido mas que não se vêm, tal como os nossos valores fazem parte do nosso tecido psíquico, não sendo visíveis nem óbvios à primeira vista.

Na foto montei uma teia com os meus 8 valores base, os 8 pilares que dão estrutura a tudo o que construo para a minha vida. Ter consciência deles é vital para que eu possa ter o poder de desenhar a minha vida e pintá-la com as minhas cores em vez de sentir que tenho de me contentar com as cores que a vida escolhe para mim.

Há alguns anos atrás ouvia constantemente uma voz no pé do ouvido que me dizia “Não sejas uma folha levada pelo vento”. Não entendia muito bem o porquê da voz nem o que ela queria dizer, no entanto depois de ter descoberto a forma como os meus valores influenciam tudo o que faço compreendi. Não pode haver verdadeira liberdade sem consciência do que se passa dentro de nós. Dar à luz o inconsciente é o único caminho  para chegar ao centro do nosso poder criativo. Aquele sítio mágico onde tudo é possível.

E tu? Quais são as cores dos teus valores? Queres partilhar comigo?

Se te faz sentido, deixa que a Lua te banhe todos os meses com novidades e inspiração.

Subscreve o correio da Lua Cheia
Aqui

 

Advertisements

4 thoughts on “As cores dos meus valores

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s