Entrega e Fé…Manual de Sobrevivência para grandes tempestades.

Eu sei que para quem está a atravessar uma crise falar de Entrega ou Fé pode parecer quase um insulto. Eu já lá estive e apesar de saber a teoria, parecia-me impossível entregar-me. Tanto que me parece que na verdade o processo de cair no abismo é mais difícil do que estar realmente caído. O que dói e o que custa é estar a mergulhar na escuridão e não saber nem quando vai parar, nem o que nos espera no centro da tempestade.

A peça que vocês vêem nas fotos é uma reflexão sobre o “olho da tempestade”. Foi feita a pensar nas pessoas que já sofreram o impensável, mas que ao chegar ao centro do sofrimento encontraram uma luz mais forte e mais cristalina do alguma vez experiênciaram, porque a luz brilha mais forte no escuro.

As viagens  dos heróis da mitologia estão sempre relacionadas com a superação de algo que parece impossível.

Mas e para nós? Heróis contemporâneos da vida quotidiana, quais são as grandes montanhas que temos de escalar, ou quais os monstros com que temos de nos defrontar? Todos temos uma grande lista não é? A morte de um ente-querido, doença, problemas financeiros, amor não correspondido, guerra, terrorismo e tantas outras coisas…Mas e quando os problemas não são físicos ou causais?

Às vezes os monstros estão dentro de nós e não fora. Como não os podemos ver ou tocar muitas vezes parecem ainda mais assustadores e impossíveis de enfrentar e quase que nos sentimos culpados por nos sentirmos à deriva quando há tanta gente com motivos “reais” para sofrer e perder a esperança. Porque vivemos numa sociedade de coisas palpáveis. Mas a verdade é que não importa a forma ou os contornos do desafio, o que importa é a nossa atitude perante a adversidade seja ela causada por causas externas, físicas ou pelas vozes internas que insistem em pintar o mundo de cinzas que nos fazem  sentir frios e vazios por dentro.

Às vezes não há nada a fazer a não ser aceitar e fazer a viagem com a dor. Lembrem-se que todos os caminhos vão dar ao centro, mesmo que assustem, mesmo que sejam tão escuros e adversos que nem se veja o chão em baixo dos pés. Tal como o lótus cresce no lodo, a luz nasce destes lugares escuros, e é daí que a vida nasce também. É aí que o herói recebe a sua iniciação e volta a casa mais forte e sábio. Esse é um dos muitos símbolos do labirinto.

dsc_0168

É possível no meio do caos encontrar o fio que nos conecta com o Todo. Às vezes o segredo é deixarmo-nos ir e acreditar que o fio está lá. Toda a tempestade tem um centro que nos atraí e repele ao mesmo tempo. Viajando para o centro da tempestade viajamos ao centro de nós mesmos e chegados ao centro podemos ver o fio que une toda a experiência. O fio da vida que nos conduz tanto para dentro como para fora das crises.

Um manual de sobrevivência para crises? Não existe. Deixarmo-nos ir é o segredo. Saber que os nossos demónios são na verdade crianças assustadas que precisam de amor e atenção, ajuda. E acreditar que no olho da tempestade existe um presente à nossa espera também!

Para todos os que sofrem, os que não vêm o caminho à frente dos pés fica a minha compaixão e o desejo que confiem no fio que vos conduz.

Esta é uma estrada que  todos temos de percorrer várias vezes durante a Vida. E o que eu desejo para mim e para vocês é que à medida que vamos passando pelas tempestades da Vida possamos ir praticando a cada vez a Fé e a entrega que eu falava no título.

Se te identificas com que acabaste de ler, talvez queiras assinar a minha newsletter mensal. A cada Lua Cheia eu envio um e-mail com novidades e inspiração.

Subscreve o correio da Lua Cheia
Aqui

Advertisements

2 thoughts on “Entrega e Fé…Manual de Sobrevivência para grandes tempestades.

  1. olá Ana, como sempre o que escreves faz-nos reflectir embora de forma suave..:))
    seria bom haver esse manual para a vida. mas errar e acertar faz parte dela. é quem nós somos

    grata
    Maria Ramos

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s