Amuleto – a invocação e o mergulho na fonte da criatividade pura.

Há cerca de 4 meses, 3 mulheres vieram bater-me à porta. Estavam a trabalhar como voluntárias numa quinta perto da minha casa e tinham ouvido falar de mim. Pediram-me para que lhes facilitasse um dia têxtil, podia ser qualquer coisa: fiar, tricotar, feltrar, tecer…. queriam a experiência de se ligarem à terra e às suas tradições, passando um dia entre fios e cumplicidades.

Eu aceitei-as de coração aberto, mas sem saber bem o que lhes propor. Elas aceitaram o meu valor por dia, sem saberem exactamente o que iam fazer (incrível). Foi um dos dias mais frios de 2016, saímos de casa para uma caminhada com uma camada espessa de gelo a abrir o caminho entre as ervas e desafiei-as a prestarem atenção à paisagem, disse-lhes que no nosso passeio iriam encontrar prendas da Mãe Terra, e essas prendas seriam as personagens principais do que quer que fossemos criar nesse dia. Com a Serra da Estrela ao fundo a abraçar-me, caminhei em silêncio a observá-las, atenta aos sinais e grata pela oportunidade de servir estas mulheres, sem saber no entanto como. E que forças do destino as teriam levado ao meu estúdio, num dia tão frio e cinzento? Qual seria o meu papel nas suas vidas, e o papel delas na minha?

Chegamos ao estúdio com paus, líquens, pedras e pedaços de raízes, depois de um chá quente formámos num círculo com uma vela no meio e as três ultimas rosas do meu jardim (que por milagre tinham sobrevivido à geada fortíssima dos últimos dias). Expliquei-lhes que estava a finalizar uma formação de coaching criativo e que neste momento era aí que estava o meu coração enquanto facilitadora, mas como não tínhamos combinado nada em especifico propus que cada uma tirasse uma carta do meu baralho “Sacred Path Cards” e que decidíssemos a partir daí o que iríamos fazer. Como sempre magia aconteceu e cada uma recebeu exactamente o que precisava ouvir, mas mais importante ainda as três estavam em sintonia quanto ao momento das suas vidas e tornou-se muito claro para mim,  qual o meu papel neste círculo de mulheres. Propus-lhes tecerem um Amuleto, nenhuma delas tinha qualquer experiência com tecelagem, mas a três aceitaram de imediato.

Fizemos uma visualização criativa, própria do trabalho com o amuleto, elas escreveram as mensagens que brotaram do coração e cada uma começou uma viagem individual de tecer o seu amuleto sagrado.

Na arte de Tecer a Vida, O amuleto representa a Invocação, uma chamada para a mudança. Ele  simboliza aquilo que dentro de nós precisa nascer e o momento da concepção, quando a energia masculina e feminina unem-se para criar um novo Ser.

dsc_0062

Eu numa postura de Doula do Eu Interior, mantive-me em silêncio, utilizando as palavras como ferramentas homeopáticas (a mínima dose para alcançar o máximo resultado), expliquei de forma clara como montar uma teia e fui dando as explicações necessárias para que pudessem trabalhar livres das dúvidas da mente e das preocupações com o certo ou errado. Pedi-lhes que abraçassem a tecelagem como um espelho da vida e que aceitassem todo e qualquer resultado. Contei histórias quando percebi que estavam a travar uma luta criativa, mantive-me em silêncio quando a energia estava tão elevada que se respirava pura inspiração e a cada fio, a cada centímetro de tecido estas mulheres iam-se abrindo cada vez mais.

dsc_0075

Chegaram ao fim quentes de coração, com  um brilho nos olhos e  um amuleto nas mãos, onde as prendas recebidas durante a caminhada se integraram naturalmente, como se o amuleto tivesse sido criado para as acolher, um pedaço de tecelagem que representa um aspecto sagrado da psique de cada uma, uma invocação ao que de mais profundo quer nascer de dentro delas. Eu vibrava de gratidão e inspiração. Olhar estas mulheres nos olhos e vê-las para além da forma gerou em mim uma onda de veneração indescritível e uma certeza que este é o meu caminho, e foi com essa veneração e gratidão que dei a cada uma, uma rosa, as últimas rosas do meu jardim.

Este foi o meu primeiro círculo de tecelagem, curiosamente o Amuleto é a primeira forma elementar da arte de Tecer a Vida.

Mais sobre a Arte de Tecer a Vida aqui.

E a partir desse momento comecei activamente a trabalhar para te receber de coração aberto, para que possamos comunicar muito para além das palavras. Estou aqui para te dar a mão e acompanhar na tua viagem ao centro de ti própria.

Com amor

Ana

Se te identificas com que acabaste de ler, talvez queiras assinar a minha newsletter mensal. A cada Lua Cheia eu envio um e-mail com novidades e inspiração.

Subscreve o correio da Lua Cheia
Aqui

 

Advertisements

One thought on “Amuleto – a invocação e o mergulho na fonte da criatividade pura.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s