Apps que ajudam no aumento da produtividade e no desenvolvimento pessoal.

Olá a todas. Esta semana o post é super prático e isso deixa-me tão feliz!!!!

Eu tenho um problema com as redes sociais e com o uso do meu telemóvel em geral. A partir do momento que adquiri um smartphone (há cerca de um ano), comecei a ter o computador na ponta dos dedos, e embora seja uma bênção para o meu trabalho e extremamente útil, também se pode transformar numa maldição.

Mas para mim tendo um negócio on-line, não há como fugir! Eu preciso aprender a lidar com a tecnologia e as redes sociais de forma equilibrada, em vez de andar a lutar com elas, e encontrei algumas ferramentas que têm feito toda a diferença na minha vida. Querem saber quais?

Decidi transformar o meu smartphone num instrumento que trabalhe a meu favor. E assim sendo ingressei numa investigação das Apps que podem ajudar-me a passar menos tempo ao telefone e a transformar o tempo de procrastinação em tempo de qualidade.

A primeira App da lista tornou-me na minha melhor amiga.

Chama-se Quality Time e permite-me controlar quanto tempo passo no telemóvel, bem como a altura do dia em que posso aceder a certas aplicações como FB, Youtube e Instagram.

app qualitytime
Ver aqui

Por exemplo, de manhã eu bloqueio as Apps que me distraem e dou permissão apenas às que são necessárias ao meu trabalho. À noite bloqueio todas as Apps que retiram a atenção da minha família e do meu Ser Interno, de modo a não cair em tentações de ir ver quantos likes tenho ou as mensagens na minha caixa de correio. Assim iniciei uma dieta onde só acedo às redes sociais durante algumas horas da tarde, quando tenho de fazer os meus posts, altura onde sou naturalmente menos produtiva, e aproveito as horas em que estou focada e inspirada para estar totalmente presente no que faço.

Outra App que adoro chama-se TIDE.

tideapp
Ver aqui

Tenho passado muito tempo ao computador a desenvolver conteúdos para o site e a preparar o Curso a Arte de Tecer a Vida. São muitas horas em frente a um ecrã e é realmente difícil manter o foco, normalmente estou sempre a criar desculpas para fazer pausas, ora me dá fome, ora tenho de ir à casa de banho, ora me apetece um chá… e tudo isto quebra o ritmo de trabalho e compromete a minha produtividade. Esta App para além de ter um interface lindo, ajuda-me imenso, pois posso programar o meu tempo de foco e qual a duração do meu intervalo. O principio a nível inconsciente é simples, trabalho 40m e no fim sou recompensada com 10m de pausa onde posso fazer o que me apetece. Às vezes faço uma meditação, vou comer etc… O utilizador pode escolher o tempo de foco e o tempo de estudo, a par de tudo isto, durante o tempo de foco podemos escutar sons da natureza, que realmente ajudam a aumentar a concentração.

Estas são as duas Apps que estão directamente relacionadas com o meu trabalho e com os meus níveis de produtividade.

Mas também quero partilhar as Apps que uso e estão relacionadas com o desenvolvimento pessoal.

Onceaday – uso esta App para criar rotinas saudáveis (sim eu preciso de me lembrar diariamente que tenho de me colocar em primeiro lugar e tomar conta de mim). A App lembra-me diariamente das rotinas para o meu bem estar e quando  chego a uma certa meta, recompenso-me.

Luna Diary – esta App é super bonita e nela faço um registo das minhas emoções para que através das fases da Lua eu consiga perceber padrões de pensamento e emoções associadas, isto não invalida que não escreva as minhas páginas matinais, mas uso a App para escrever palavras soltas e focar-me nos meus sentimentos.

Gratitude Garden –  a minha App favorita! Sou tão grata à Izzie por a ter desenvolvido. Nem vou falar dela, acreditem em mim, esta é um “must have”.

Insight Timer e Simple Habit – Ambas estão relacionadas com meditação, as duas são muito diferentes, Insight Timer é a minha favorita e é a mais tradicional, uso-a porque às vezes tenho o tempo contado para meditar e ela avisa-me dos minutos com o som de taças tibetanas. Também tem uma série de meditações guiadas e mantras. Uso todos os dias.

Simple Habit uso quanto tenho a mente tagarela e não consigo encontrar um espaço de silêncio dentro de mim, com um conceito mais moderno usa uma série de exercícios de mindfullness que  ajudam a minha mente a entregar-se.

Com a App Quick Timer posso escolher quando usar estas Apps e quando deixar o telefone servir apenas de telefone. É importante dizer que no meu computador normalmente trabalho offline e só uso a internet quando é estritamente necessário. Claro que todas estas Apps não invalidam fazer retiros das redes sociais e do telefone, mas durante o tempo de trabalho podem fazer toda a diferença.

Na verdade passo muito menos tempo ao telefone e computador agora que estruturei as minhas rotinas de trabalho e lazer. Assim o tempo em frente ao computador ou a trabalhar sentada numa tarefa é rentabilizado e sinto-me produtiva e  em paz com a tecnologia.

E vocês? Quais são os vossos truques e estratégias? Se este post foi útil para vocês partilhem-no com outras pessoas e partilhem aqui no blogue as vossas estratégias pessoais.

Se te identificas com que acabaste de ler, talvez queiras assinar a minha newsletter mensal. A cada Lua Cheia eu envio um e-mail com novidades e inspiração.

Subscreve o correio da Lua Cheia
Aqui

Advertisements

One thought on “Apps que ajudam no aumento da produtividade e no desenvolvimento pessoal.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s