Lua Cheia em Peixes – “A parte sem o Todo não é parte.” – ideias para um ritual

Quem vive na natureza como eu, não pode passar indiferente às fases da Lua.

Na Lua Nova o céu é escuro e as estrelas brilham intensas. Não podemos sair de casa sem lanterna e se saímos, sentimos medo. Um medo um pouco mais profundo do que a preocupação de bater em alguma coisa ou tropeçar nalgum obstáculo. Eu sinto-o como o medo do escuro que tinha quando era pequena e os meus pais apagavam a luz ao sair do meu quarto, para eu dormir.

Na Lua Cheia um candeeiro gigante ilumina o nosso caminho. Ilumina tudo, até mesmo o interior da casa quando estamos às escuras. O brilho das estrelas fica apagado e todas as atenções se voltam para este planeta satélite que rege as águas fora e dentro de nós.

d25f4375-c147-4049-b1d8-e51ab09c1c87

É fácil deixar passar a Lua Nova, mas quase impossível não dar atenção à Lua Cheia.

Na Lua Cheia sente-se um “conflito de interesses” muito interessante (na Astrologia chama-se a este conflito oposição). Por exemplo, este mês é o mês do signo Virgem, ou seja o Sol está neste momento em Virgem e nesta Lua Cheia, a Lua vai estar em Peixes, exactamente oposta ao Sol, criando tensão entre as energias dos dois signos. Isto é válido para todos os outros meses (Luas Cheias), em cada mês sentimos uma oposição diferente, para o próximo mês a tensão será o Sol em Balança e a Lua em Gémeos, e assim por diante…

Nesta Lua Cheia o tema é Unidade.

Com o quê?

Com tudo o que nos rodeia.

E porque o Sol está em Virgem, a pergunta é:

. Tenho encontrado o tempo e o espaço entre os meus afazeres diários e compromissos para cultivar o sentido de pertença e união a algo maior de que Eu?

. Tenho parado para escutar a minha alma, quando ela fala comigo?

. Sou capaz de abandonar a minha necessidade de perfeição e aceitar as  imperfeições da minha vida, do meu corpo, do meu quotidiano, confiando que no plano Divino tudo É perfeito neste exato momento?

. Como é que equilibro vida prática com a minha imaginação fértil e os meus sonhos? Para onde pende a balança? Estou a ser demasiado prática e responsável que nem encontro tempo para sonhar, para alimentar o meu interior? Ou perco-me demasiado no mundo dos sonhos e não estou a conseguir concretizar objetivos nem atender às necessidades do meu quotidiano.

A Lua Cheia é a melhor altura para iluminar as crenças e os padrões que não nos apoiam, é a altura para perdoar e libertar. E se fizermos este trabalho em harmonia com os ciclos da Terra, mas profundo e eficaz será o nosso olhar para dentro de nós mesmas.

Também vale a pena dizer que perceber em que casa do nosso mapa astral calha a Lua Cheia, ajuda a ir mais fundo na percepção do que se está a passar nas nossas vidas nesse determinado momento do mês lunar.

Nesta altura do ciclo lunar, eu pessoalmente gosto de olhar para os meus projectos inacabados e perceber quais os que são para descartar e quais vão seguir em frente. Isto ajuda-me primeiro a focar-me no que realmente quero ver concretizado e depois a criar espaço para o Novo que normalmente chega com a Lua Nova.

Então nesta Lua Cheia, que irradia a energia de Peixes, faz ainda mais sentido criares um círculo para estar contigo mesma, entregue à Luz que brilha dentro de ti.

. Agradeçe as tuas benções, enumera-as.

. Olha para a tua vida vê o que te serve, o que podes descartar.

. Se tens projectos inacabados, parados ou estagnados, esta é uma boa altura para olhar para eles. Se na Lua Nova gosto de trazer o meu tear para o ritual de Manifestação, na Lua Cheia gosto de me sentar com os projetos que comecei no tear, os que não fazem sentido são desmanchados nesta altura e muitas vezes é nesta altura que finalizo o que comecei ciclos atrás.

. Responde às perguntas acima, com tempo e sinceridade, escrevendo tudo o que tens para escrever.

. Podes também aproveitar para perdoar e libertar pessoas e situações, escrevendo detalhadamente o que te chateia e magoa. (Eu gosto de saltar, dar uns socos no ar, enfim mexer o corpo para libertar as emoções acumuladas).

. Depois com cuidado para não haver acidentes, podes queimar o que escreveste e envolver pessoas e situações em luz rosa (talvez no lavatório ou noutro local que seja seguro), no meu caso, no Verão às vezes opto por enterrar em vez de queimar.

. Agora podes ficar contigo nesse espaço que acabas-te de criar. Escuta o silêncio que vem de Ti. A Lua Cheia em Peixes ideal para se estar no silêncio em escuta ativa.

. Fica atenta a sonhos e sinais, esta é a Lua que rege as àguas do insconsciente coletivo e a mais aberta a comunicar com a Alma.

Se te identificas com que acabaste de ler, talvez queiras assinar a minha newsletter mensal. A cada Lua Cheia eu envio um e-mail com novidades e inspiração.

Subscreve o correio da Lua Cheia
Aqui

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s