O Tear da Terra

O Tear da Terra originalmente criado por Susan e Richard Merril, é constituído por 7 partes, a sua arquitectura é inspirada em símbolos sagrados retirados do Budismo (porta do templo) e das tradições xamânicas da Sibéria, onde representa  Krusha – casa.

A porta da nossa casa.

boys-bermuda-earthloom

O Tear da Terra é um símbolo vivo da intenção de tecermos em conjunto o tecido da nossa comunidade e do planeta.  É usado para projectos artísticos colectivos onde muitas mãos se juntam, para tecer uma visão ou um objectivo comum.

Em circulo as pessoas são convidadas a usar as mãos, a mente e o coração para:

. tecer a história de um casal (casamentos);

. honrar a vida de alguém que partiu (funerais);

. ajudar um grupo terapêutico a trabalhar o perdão, a auto-estima ou a libertar o que já não serve o seu propósito (terapia em grupo);

. fortalecerem laços de confiança e intimidade entre mulheres (círculos de mulheres);

. ajudar professores e alunos a honrarem as diferenças culturais e criativas da comunidade escolar (escolas);

. honrar a história e a memória de um povo (festivais temáticos);

el_slide_7

O Tear da Terra ajuda comunidades e grupos de pessoas a unirem mãos e corações para tecer em conjunto um instrumento de PAZ. Com muitas mãos de ambos os lados do tear, usamos as nossas diferenças para criar arte, onde cada contribuição individual é essencial para a peça como um TODO.

Os Seres Humanos apesar de serem muito diferentes, partilham dos mesmos valores e necessidades:

Amar e ser amado, ter comida e abrigo, sentimento de pertença, desenvolver e expressar os seus talentos naturais, servir o outro e viver em Paz.

Todas as nossas acções, consciente ou inconscientemente, buscam suprir estas necessidades. Em todas as culturas, em todos os  continentes desde há milhares de anos a tecelagem simboliza o ponto de encontro onde os opostos se cruzam e se integram para formar um tecido.

el_slide_10

Ao juntar uma comunidade ou um grupo de pessoas para tecerem juntos, tecemos o tecido da comunidade e das relações humanas.

O Objectivo do Tear da Terra é criar uma experiência colectiva onde tecemos juntos os nossos valores (os fios verticais) e a nossa visão em harmonia com as nossas diferenças (fios horizontais). O propósito de cada tecelagem é trazer respeito, amor, paz e honra entre pessoas. Respeito por um grupo étnico; honrar as diferenças culturais ou religiosas, honrar uma pessoa que precisa de amor, oração ou reconhecimento, amar e agradecer os recursos e a história de uma comunidade.

Ao trabalharmos juntos com as nossas mãos,  criamos uma imagem que representa o que desejamos para as nossas relações em sociedade e para o nosso planeta. Através da apreciação, gratidão, oração e reconhecimento, podemos tecer uma vida que é sustentável e que pode mudar a forma como definimos e nos relacionamos com a nossa comunidade.

Dinamizo eventos do Tear da Terra em:

Casamentos, Celebrações de Aniversários, Centros de Dia, Círculos de Mulheres, Comunidades,  Escolas, Festivais Temáticos, Funerais,  Grupos Terapêuticos, Retiros.

Contacta-me

 

Para saber mais sobre o Tear da Terra noutros países do mundo visita: http://www.earthloom.org/

Para saber mais sobre Susan Barril, criadora do Tear da Terra, visita: http://www.weavingalife.com

Advertisements