Ana Alpande

Ana Alpande

Tecendo o Ser de Volta ao Estar

Sou a Ana Alpande

Apaixonada pela vida e pela sua simplicidade complexa e paradoxal.

Vivo no interior de Portugal, rodeada de árvores e pedras numa relação simbiótica com a paisagem e a comunidade que me rodeiam.

A minha arte e o meu trabalho vêm do mesmo lugar: curiosidade, observação e um respeito enorme pelos grandes mistérios da vida/morte/vida.

Teço-me intencionalmente na vida quotidiana, através dos pequenos gestos que se repetem todos os dias.

Missão

Defino-me profissionalmente como artista têxtil, astróloga e contadora de histórias.

Através de um percurso de vida singular, fui desenvolvendo um método de trabalho com uma abordagem integrativa; destacando a mitologia, biografia humana e os ciclos da natureza, como principais áreas de estudo e intervenção.

Para além dos cursos e consultas de astrologia, facilito formações na área da mitologia e biografia pessoal, utilizando o guião da jornada da heroína como estrutura.

No meu trabalho a arte têxtil é o verbo que tece pertença e significado, unindo o desenvolvimento humano às paisagens que ocupamos no quotidiano, procurando a integração de quem somos aos lugares, histórias e comunidades onde vivemos.

«Participar da Vida implica inevitavelmente ser-se participado pela Vida.»

Ana Alpande in “A Jornada da Heroína pelo Zodíaco

BIOGRAFIA

Formação e Experiência Profissional

Natural de Lisboa, nascida em 1981 e criada às portas do Tejo, junto à barra de Cascais, desde a infância que os têxteis e a tradição oral fazem parte da sua vida e estão intimamente ligados às memórias de família e ao seu quotidiano. Aos 16 anos frequentou um curso de meditação transcendental e a partir daí começou a investir em formação na área das terapias holísticas e do auto-desenvolvimento, incluindo 1 e 2º nível de Reiki, Massagem Terapêutica, Shiatsu e Astrologia.

Com 18 anos iniciou o seu percurso profissional no Turismo, trabalhando no departamento de contratação/programação da Agência Abreu, dedicada principalmente aos destinos: Grécia, Turquia, Egipto, Croácia e Sardenha.

Trabalha como terapeuta e astróloga, por conta própria desde 2002.

Aos 25 anos fez formação em Educação pela Arte e em Pedagogia Waldorf, ambas a despertam para a importância da arte e da oralidade na saúde emocional e desenvolvimento infantil e vieram adicionar ao seu trabalho como astróloga fundações mais sólidas na área do desenvolvimento humano.

Fez ainda a Formação de Doula, com a Associação de Doulas de Portugal e acompanhou grávidas durante o parto e pós-parto.

Através do Movimento Português de Educação pela Arte deu aulas em várias escolas do Concelho da Amadora, tendo-se simultaneamente associado à bolsa de contadores da Biblioteca de Oeiras, onde obteve formação com narradores de várias nacionalidades.

Frequentou aulas de canto tradicional com o músico Sebastião Antunes e fez parte do grupo de marionetas Tindarim, baseado na pedagogia Waldorf, onde trabalhou em conjunto com a autora Luísa Barreto. Neste contexto criou marionetas e ilustrações de contos de fadas em lã de merino feltrada, para a Casa das Fadas em Óbidos.

Quando descobriu a fiação artesanal, encontrou a sua paixão. Aprendeu fiação e tinturaria, com a “Mestra” Guida Fonseca e através da plataforma Interweave. Durante esse tempo estudou e explorou várias técnicas artesanais, que aplicou principalmente ao tricô.

Criou ainda o projecto AMA – a fiandeira de histórias. Onde através de workshops e performances levou a narração oral e a fiação artesanal a várias instituições, incluindo escolas, festivais, casas de teatro, associações e hospitais (através da Fundação do Gil).

Aos 30 anos mudou-se para Oliveira do Hospital e começou a interessar-se pelo bordado e tecelagem como ferramentas de expressão artística.

Trabalhou como Educadora de Infância no projecto educativo Caracol ao Sol no Barril do Alva, aplicando os princípios da pedagogia Waldorf.

Formou-se líder em círculos de tecelagem com a artista e coach Susan Barrett Merrill, começando assim a leccionar o Curso Arte de Tecer a Vida, em Portugal.

Actualmente dá consultas de Astrologia, estuda activamente a área da Biografia Humana à luz da Astrologia, assim como o papel das narrativas e arquétipos no desenvolvimento humano.

Estuda apaixonadamente a relação do indivíduo com a paisagem que ocupa, dinamiza grupos de desenvolvimento pessoal e coaching criativo, através da tecelagem e da astrologia.

Dinamiza ainda projectos artístico/pedagógicos para escolas e instituições.

Contacta-me

Espalha a beleza, partilha.