MITOLOGIA PESSOAL A ARTE DE TECER A VIDA NEWSLETTER O CORREIO DA LUA CHEIA SUBSCREVER
00799AnaAlpande

A ARTE DE TECER A VIDA

A Arte de Tecer a Vida é uma proposta práctica e vivencial de construção de uma mitologia pessoal.  Tem como estrutura base a expressão artística, a biografia humana e a mitopoética.

Apresenta-se como um curso online de 2 anos. Ou ainda como um trabalho individual, desenhado à luz do momento e das necessidades de cada pessoa.

Através desta jornada, tecemos um caminho simbólico onde cada etapa da vida cíclica é representada por um objecto, cujo significado tem tanto de pessoal, quanto de universal. Num ambiente íntimo e seguro, viajamos até ao centro (Self), ou como eu gosto de lhe chamar, a casa “daquela que sabe” o lugar onde encontras o teu fio e teces o verdadeiro Eu

Estarás em simultâneo a aprender bases técnicas de tapeçaria, enquanto teces oito objectos de poder.

Viajando a cada um deles por etapas distintas do desenvolvimento psíquico, tendo os ritmos da Lua e de Saturno como referência. Passando pelas várias fases da jornada da heroína, através da participação do corpo que através do acto de tecer, integra cada insight e significado.

No fim da tua jornada terás concretizado com as tuas próprias mãos um trabalho auto-biográfico, expresso nas cores e nas formas dos objectos de poder que fores tecendo durante esta viagem.

Ao aprendermos a tecer conscientemente e intencionalmente a nossa existência, fertilizamos o nosso terreno interno, para que este possa receber as sementes de uma vida verdadeiramente espiritual.

Este método foi criado pela artista e coach Susan Merrill, no qual tenho  participado desde 2016 como co-autora.

Mais Informações sobre o Curso

A Linguagem da Transformação

Em cada padrão de tecelagem temos oportunidade de tecer uma etapa da nossa vida.

Conscientemente libertar o que precisa ser libertado e fazer escolhas que ressoam com o nosso propósito.

Através de símbolos arquetípicos que são transversais às várias culturas do nosso planeta, entramos em contacto directo com a força inconsciente, esse oceano simbólico, onde podemos encontrar a força e a coragem para manifestar o que somos. O que queremos trazer ao mundo.

Os 8 objectos de poder

Os 8 objectos de poder, traçam um mapa que nos permite seguir os nossos processos internos.

A sua estrutura está enraizada na relação simbiótica entre coerência/acção e os nossos padrões mais profundos de comportamento.

Estas formas podem ser consideradas fractais porque mantêm a sua estrutura simbólica em qualquer escala ou grau de consciência.

As etapas da viagem interior e os códigos da linguagem da transformação podem ser aplicados à vida como um todo ou a uma etapa específica.

A tecelagem como metáfora para a anatomia do Self

A Teia representa a verticalidade do Ser Interno.

A vida interna é como a teia – fios verticais do tear, a trama – fios horizontais, que representam as nossas acções diárias.

Ao praticarmos a arte de tecer a vida, tecemos conscientemente as nossas escolhas e acções sobre e sob os nossos valores e estrutura interna.

A teia numa tapeçaria normalmente está escondida e contida na trama e é isso que confere ao tecido a sua resistência.

«Para a alma, a poesia é linguagem assim como a criatividade:
eu utilizo as mãos e a inteligência do corpo, como veículos de
construção de beleza.»

3 (2)

Aqui encontras mais informações acerca dos Círculos de Tecelagem.

Os círculos que acontecem neste curso, onde nos juntamos para tecer no Tear do destino as 8 objectos de poder da Arte de Tecer a Vida.

objectos de poder

Conhece os objectos de poder da Arte de Tecer a Vida

Os objectos de poder que iremos tecer no Tear do destino, durante este curso, são símbolos que incorporam a essência da Arte de Tecer a Vida.

1 (2)

Sabe mais acerca do tear que usamos para tecer neste curso.

O tear do destino, é o nosso companheiro durante a nossa jornada pela Arte de Tecer a Vida. Nele iremos tecer em círculo os 8 objectos de poder.

aranha-branca

ENCONTRA O TEU FIO, TECE O VERDADEIRO EU

A mulher é o tear dentro da vida
Nem só por isso a mulher é mais que a vida
Ela é como o navio mercante
Que chega carregado de grão.

Daniel Faria

TESTEMUNHOS

Paula

Iniciei o Círculo de Tecelagem com a Ana Alpande e tem sido um mergulho dentro de mim
Ainda lembro bem o primeiro dia em que estava em círculo com outras mulheres e começåmos a cantar . Para mim, tão mental, foi um desafio.. a tentar perceber a razão daquilo
Hoje…decorridos tantos meses canto e danço, deixo a lã fluir pelo tear e cada peça tecida. Cada Círculo tem sido um processo de auto conhecimento… resgatar a minha Identidade, Quem Eu Sou …quem é a Paula?
Neste círculo, as Mulheres olham se nos olhos e entregam se. Partilham risos e lágrimas crescendo umas com as outras.

Sofia

Encontrei a Ana fiandeira, a Ana dos círculos de tecelagem que com saberes antigos ensina a tecer, a criar enquanto as peças refletem o tecido que se traz dentro. É um círculo de partilha em se torna viva a teia que une quem nele participa. Nesses encontros vou conhecendo a Ana mulher, a Ana que trabalha a terra, que fia os seus fios e tece peças com o coração. A Ana amiga que traz sempre estórias no regaço e recebe no seu espaço com generosidade e partilha. O seu abraço é como o seu sorriso, genuíno, quente e doce. Obrigada Ana, por tudo!

Espalha a beleza, partilha.