


A ARTE DE TECER A VIDA
A Arte de Tecer a Vida é uma proposta práctica e vivencial de construção de uma mitologia pessoal. Tem como estrutura base a expressão artística, a biografia humana e a mitopoética.
Apresenta-se como um curso online de 2 anos. Ou ainda como um trabalho individual, desenhado à luz do momento e das necessidades de cada pessoa.
Através desta jornada, tecemos um caminho simbólico onde cada etapa da vida cíclica é representada por um objecto, cujo significado tem tanto de pessoal, quanto de universal. Num ambiente íntimo e seguro, viajamos até ao centro (Self), ou como eu gosto de lhe chamar, a casa “daquela que sabe” o lugar onde encontras o teu fio e teces o verdadeiro Eu
Estarás em simultâneo a aprender bases técnicas de tapeçaria, enquanto teces oito objectos de poder.
Viajando a cada um deles por etapas distintas do desenvolvimento psíquico, tendo os ritmos da Lua e de Saturno como referência. Passando pelas várias fases da jornada da heroína, através da participação do corpo que através do acto de tecer, integra cada insight e significado.
No fim da tua jornada terás concretizado com as tuas próprias mãos um trabalho auto-biográfico, expresso nas cores e nas formas dos objectos de poder que fores tecendo durante esta viagem.
Ao aprendermos a tecer conscientemente e intencionalmente a nossa existência, fertilizamos o nosso terreno interno, para que este possa receber as sementes de uma vida verdadeiramente espiritual.
Este método foi criado pela artista e coach Susan Merrill, no qual tenho participado desde 2016 como co-autora.
A Linguagem da Transformação
Em cada padrão de tecelagem temos oportunidade de tecer uma etapa da nossa vida.
Conscientemente libertar o que precisa ser libertado e fazer escolhas que ressoam com o nosso propósito.
Através de símbolos arquetípicos que são transversais às várias culturas do nosso planeta, entramos em contacto directo com a força inconsciente, esse oceano simbólico, onde podemos encontrar a força e a coragem para manifestar o que somos. O que queremos trazer ao mundo.
Os 8 objectos de poder
Os 8 objectos de poder, traçam um mapa que nos permite seguir os nossos processos internos.
A sua estrutura está enraizada na relação simbiótica entre coerência/acção e os nossos padrões mais profundos de comportamento.
Estas formas podem ser consideradas fractais porque mantêm a sua estrutura simbólica em qualquer escala ou grau de consciência.
As etapas da viagem interior e os códigos da linguagem da transformação podem ser aplicados à vida como um todo ou a uma etapa específica.
A tecelagem como metáfora para a anatomia do Self
A Teia representa a verticalidade do Ser Interno.
A vida interna é como a teia – fios verticais do tear, a trama – fios horizontais, que representam as nossas acções diárias.
Ao praticarmos a arte de tecer a vida, tecemos conscientemente as nossas escolhas e acções sobre e sob os nossos valores e estrutura interna.
A teia numa tapeçaria normalmente está escondida e contida na trama e é isso que confere ao tecido a sua resistência.
«Para a alma, a poesia é linguagem assim como a criatividade:
eu utilizo as mãos e a inteligência do corpo, como veículos de
construção de beleza.»
Ana Alpande in “A Jornada da Heroína pelo Zodíaco”
Aqui encontras mais informações acerca dos Círculos de Tecelagem.
Os círculos que acontecem neste curso, onde nos juntamos para tecer no Tear do destino as 8 objectos de poder da Arte de Tecer a Vida.
Conhece os objectos de poder da Arte de Tecer a Vida
Os objectos de poder que iremos tecer no Tear do destino, durante este curso, são símbolos que incorporam a essência da Arte de Tecer a Vida.
Sabe mais acerca do tear que usamos para tecer neste curso.
O tear do destino, é o nosso companheiro durante a nossa jornada pela Arte de Tecer a Vida. Nele iremos tecer em círculo os 8 objectos de poder.
A mulher é o tear dentro da vida
Nem só por isso a mulher é mais que a vida
Ela é como o navio mercante
Que chega carregado de grão.
Daniel Faria
TESTEMUNHOS
Paula
Iniciei o Círculo de Tecelagem com a Ana Alpande e tem sido um mergulho dentro de mim
Ainda lembro bem o primeiro dia em que estava em círculo com outras mulheres e começåmos a cantar . Para mim, tão mental, foi um desafio.. a tentar perceber a razão daquilo
Hoje…decorridos tantos meses canto e danço, deixo a lã fluir pelo tear e cada peça tecida. Cada Círculo tem sido um processo de auto conhecimento… resgatar a minha Identidade, Quem Eu Sou …quem é a Paula?
Neste círculo, as Mulheres olham se nos olhos e entregam se. Partilham risos e lágrimas crescendo umas com as outras.
Sofia
Encontrei a Ana fiandeira, a Ana dos círculos de tecelagem que com saberes antigos ensina a tecer, a criar enquanto as peças refletem o tecido que se traz dentro. É um círculo de partilha em se torna viva a teia que une quem nele participa. Nesses encontros vou conhecendo a Ana mulher, a Ana que trabalha a terra, que fia os seus fios e tece peças com o coração. A Ana amiga que traz sempre estórias no regaço e recebe no seu espaço com generosidade e partilha. O seu abraço é como o seu sorriso, genuíno, quente e doce. Obrigada Ana, por tudo!