LUA NOVA E ECLIPSE SOLAR EM CAPRICÓRNIO
Agora sim, é tempo de resoluções para o novo ano, vejam como:
Este é o primeiro post do ano, depois de quase dois meses de pausa, sabe tão bem voltar a este ritual semanal! Em 2019 vocês vão ter bons motivos para me visitar, tenho uma série de surpresas na manga nas quais tenho vindo a trabalhar e muitas delas serão gratuitas.
E trabalho, expansão, ambição, esforço e perseverança são palavras chave desta Lua Nova, pois elas expressam muito daquilo que é o reino de acção da energia de Capricórnio.
A Lua Nova é neste Domingo e surge no virar da página do nosso ano civil, estamos no pico do Inverno onde o que é existe fruto de um longo processo de crescimento e maturação, o que morreu já foi devolvido à terra e o que sobreviveu passou o teste do tempo está agora ao serviço de cuidar e proteger o que virá a germinar no início da Primavera (o início do ano lunar com a Lua Nova de Carneiro). No pico do Inverno a natureza coloca-se a nú e a existência é levada ao limite, sobrevive-se em interdependência, “sobre-vive-se” vivendo sobre a experiência adquirida e a consorciação de esforços, de atributos, de saberes.
Então esta é uma Lua para escolhermos quais são as sementes que queremos proteger, alimentar, cuidar e porquê, para que estas possam nascer e expandir na Primavera/Verão.
O que eu mais gosto na energia de Capricórnio é a perseverança, a ambição que busca a excelência e a necessidade de segurança, o que menos gosto é justamente o que muitas vezes vêm associado a estes atributos: a rigidez, o medo e a arrogância.
O facto desta Lua Nova ser ao mesmo tempo um eclipse solar potencializa e muito esta energia tão poderosa de manifestação e concretização. Sim Capricórnio é focado e orientado para resultados, podemos aproveitar esta energia para obter resultados durante o resto do ano, agora… se nos focamos demasiado em resultados, podemos tornar-mo-nos demasiado rígidas, por isso o meu diagrama de resoluções é bastante gráfico e invoca a sabedoria de dançar com a vida e com as várias vertentes que a alimentam. Assim eu tempero esta energia capricorniana com um pouco de Lua e um pouco de Vénus, de modo a não ficar demasiado cristalizada nos meus objectivos.
O meu diagrama para esta Lua Nova é mais ou menos assim:
Contêm 8 áreas de expansão que formam a saia da bailarina:
Espiritual, Criativa, Mental, Emocional, Vital, Abundância, Carreira/Serviço e um mantra no final que abraça todas as áreas que as eleva ao meu centro (a bailarina na figura).
O Mantra deverá ser uma frase curta, impactante e de fácil memorização que me irá guiar durante esta lunação, podendo o mesmo ser revisto na próxima Lua Nova.
Também gosto muito de o imprimir em A5 e colar no meu diário, semanalmente a cada fase da Lua faço uma reflexão sobre o que foi escrito, tentando avaliar como está a dança com cada uma destas áreas e resoluções.
Eu procuro não escrever mais do que 1 item na folha que coloco no meu diário, 1 item por Lua Nova.
Nesta Lua em especial, porque esta energia é Capricórnio e por ser um eclipse solar, eu fiz uma lista maior para abarcar 2019, mas mensalmente vou colocando no diário apenas 1 item por área.
Uma resolução implica – acção – demasiados itens ao mesmo tempo podem levar à confusão, fuga e frustração.
Os melhores dias para este trabalho são Sábado/Domingo/Segunda, sendo o apogeu no Domingo.
Diagrama para a Lua Nova
Deixo aqui a imagem que fiz para esta lua e para partilhar com vocês, podem copiar para o vosso computador e imprimir.
Desejo a todas um bom ano, um ano de dança, de maravilhamento com o que é belo e simples, um ano de conquistas baseadas no amor e na compaixão, um ano de auto-cuidado e auto-valorização.
Para a semana cá estarei!
Abraço com carinho
Ana Alpande
Se te identificas com que acabaste de ler, talvez queiras assinar a minha newsletter mensal. A cada Lua Cheia eu envio um e-mail com novidades e inspiração.
Subscreve o correio da Lua Cheia
Aqui