Cuida dos teus hábitos, para que os teus hábitos cuidem de ti

Cuida dos teus hábitos, para que os teus hábitos cuidem de ti

Cuida dos teus hábitos, para que os teus hábitos cuidem de ti

O primeiro post na casa nova! O primeiro de muitos.

E hoje venho falar de hábitos. O primeiro de vários posts sobre hábitos (pelo menos até chegarmos à Lua Nova de Touro).

Eu tenho uma relação doce/amarga com os hábitos. Sempre que decido mudar um hábito, entro em modo compulsivo/exemplar, tem de ser como eu quero, perfeito, radical, quando eu quero e basta falhar uma vez que entro numa espiral de culta e auto-punição.

Desde há uns anos para cá que tenho tentado mudar de estratégia, e utilizar a recompensa como forma de me manter no caminho de mudar ou substituir um hábito que já não me convêm, mas a verdade é que se durante a Lua Nova/Q. crescente a coisa até vai, muitas vezes na Lua Cheia (no meu caso apanha a Menstruação) a coisa normalmente cai, pode não ser no ciclo a seguir, pode até demorar alguns ciclos lunares, mas se tiver que cair é geralmente entre a Lua Cheia e a Balsâmica que desmorona.

Quando Úrano entrou definitivamente em Touro (Touro fala-nos justamente dos nossos hábitos), resolvi olhar para os “hábitos nossos do dia-a-dia”, percebendo e distinguindo os que me apoiam, daqueles que não me apoiam e na verdade até sabotam. E a lista fez-se enorme!!!! Então fui parar àquele lugar tão comum de tantas mulheres, de achar tão grande o desafio, que o melhor é nem começar. No entanto e porque me vou conhecendo cada vez melhor, decidi focar-me em 3, aqueles que me trazem maior sensação de desconforto e que realmente precisam do meu cuidado.

Um deles foi o uso das redes sociais.

Há algo que precisa mudar:

Instalei uma app no meu telemóvel, porque se eu ia sequer ponderar mudar um hábito que me traz tanta coisa boa e através do qual chego e chega-me tanta gente e tanta informação tão valiosa, fazendo-me sentir parte de um Todo Maior, então eu precisava de factos, de argumentos irrefutáveis que o meu hábito de utilização de redes sociais  precisava de ser alterado, decidi instalar uma app para monitorar o tempo passado no meu telemóvel.

E veio o choque…

Em 24 horas diárias, uma porção demasiado grande do meu tempo estava a ser utilizada nas redes sociais e eu sei que comparado com muitas pessoas nem é tanto assim, mas para mim que tenho sempre tanto para fazer, foi muiiiito.

Há algo que precisa mudar na minha relação com o uso do telemóvel e suspeito que esta não é uma questão só minha.

Para já, decidi escrever duas vezes por semana no Blogue. Às 3as um artigo, sobre os temas que tenho vindo a desenvolver com Astrologia, às 5as um post num tom mais pessoal como este, que vem de certa forma e para já, substituir a minha participação diária no Facebook e Instagram. Todas a Luas Cheias, segue o Correio da Lua Cheia, como habitual. Desinstalei todas as apps de redes sociais do telemóvel (e vocês vão se rir), quando preciso delas, volto a instalar, porque dá mais trabalho a tentação é bem menor, afinal o que é mais apelativo nesta forma de comunicar é o facto de ser rápido e imediato, se dá trabalho e toma tempo, deixa de ser tão apelativo assim.

Já agora só para que saibam, eu continuo a ver as mensagens das redes onde estou inserida todos os dias, por isso podem continuar a comunicar pelos mesmos meios e eu continuarei a responder tão breve quanto possível.

Farei esta experiência até à Lua Nova de Gémeos, veremos se o meu Mercúrio na altura me trará outras necessidades.

Com esta medida espero ter mais tempo e espaço para:

Dedicar-me ao jardim e preparar as camas das plantas tintureiras que começam a despontar na maternidade, sim leram bem, tintureiras! Finalmente vou ter o meu jardim tintureiro, ando há mais de 8 anos a sonhar com ele, agora espero que estas plantas se adaptem bem ao meu espaço.

Desenvolver conteúdos que venham acrescentar e aprofundar o meu estudo sobre a vida/cíclica, de forma a poder partilhar com vocês mais do que sementes, plantas que poderão alimentar e fazer propagar.

Dedicar-me às encomendas de  labirintos personalizados, que pacientemente aguardam pela minha disponibilidade. A máquina está pronta e afinada, os bastidores à espera de tecido e dentro de alguns meses vou poder criar com as cores do meu jardim. Sabem o que isto é para mim? Puro prazer!!!

Por isso, às três clientes que pacientemente aguardam, digo: grata pela paciência, vamos lá que é hora de fazer coisas lindas com as mãos, a mente, o coração e a natureza.

Para acabar tenho que partilhar o quanto estou entusiasmada com o movimento estudantil inspirado pela activista Greta Thunberg, se ainda não ouviste falar dela, por favor, coloca este nome no Youtube, esta miúda está a mobilizar massas por todo o mundo, incentivando os jovens a pressionarem o poder político exigindo acção e responsabilização pelas alterações climáticas. Eu emociono-me com esta rapariga, porque há muitos anos eu e as amigas comentamos sobre a falta de líderes inspiradores na nossa cultura, esta pequena/grande senhora vem sem dúvida colmatar essa falta.

Por isso amanhã vou acompanhar o meu filho na greve estudantil pelo clima, um evento a nível mundial que se vai propagar por várias cidades do país, estava preparada para fazer 80km para ir a Coimbra, mas acabo de saber que Fornos de Algodres, uma pequena cidade do distrito da Guarda, vai se juntar ao movimento e por isso iremos para lá, juntar as nossas vozes às deles, afinal este planeta somos todos nós. Para a semana partilho o que vi e o que senti deste movimento.

Volto na 3a com um post sobre a próxima Lua Cheia e com a promessa de aprofundar esta questão dos hábitos, em breve partilharei algumas das estratégias para mudar hábitos que tenho vindo a experimentar, afinal com Úrano a coisa normalmente ou vai… ou vai, eu prefiro ir com ele, do que resistir e ser levada por ele, embora quase sempre ele acaba por ser mais rápido do que eu.

Até breve

Com carinho

Ana Alpande

Espalha a beleza, partilha.