“Sou capitão da minha Alma” é uma célebre frase do poema Invictus, do poeta William Ernest Henley. Invictus foi o poema indicado por Nelson Mandela, como a luz que lhe deu força durante o tempo em que esteve encarcerado.
O tema desta semana, se ainda não adivinhaste pelo titulo, é – Liberdade.
E na nossa caminhada faz todo o sentido, porquê?
Porque é um recurso ESSENCIAL, e porque qualquer visão para o Futuro, precisa defender a nossa soberania, a nossa liberdade.
No vídeo falo sobre a soberania da Alma e dos perigos que enfrentamos.
Antes de mergulhar no tema, quero só relembrar o seguinte:
No seguimento desta proposta de Dizer não ao Desperdício de Beleza, foi criado um círculo online para as alunas do Curso a Arte de Tecer a Vida de arte e criatividade, cuja proposta é Criar Alma, Alimentar a Alma em Tempos de Crise e explorar as paisagens internas da Alma através da Arte.
Este grupo iniciou-se em Abril e correu tão bem que queremos continuar, até Junho e abrir espaço a mais senhoras da Teia da Vida, tenho pouquinhas vagas, mas se sentires o chamado, és muito bem vinda. Os encontros são online, ocorrem de 15 em 15 dias, tens acesso a vídeos com propostas de trabalho e reflexão, técnicas de tecelagem e trabalho criativo, visualizações criativas e outras ferramentas para alimentar a Alma. A turma avança já em Maio.
Para não te tomar mais tempo deixo os 2 vídeos.
. Um com a minha reflexão sobre o tema
. Outro com 2 poemas sobre a liberdade,
O poema – Outras liberdades – é de minha autoria e Invictus (como já referi) de William Henley, infelizmente desconheço o autor da tradução para português – o que me deixa desconfortável – se alguém souber, por favor partilhe.
Deixo uma entrevista interessante sobre o tema da Inteligência Artificial com o historiador Yuval Arari, gosto muito do seu trabalho.
Abraço com amor
Ana
Caminhamos Juntas.
Até para a semana no Correio da Lua Cheia.
Se te identificas com que acabaste de ler e queres acompanhar e participar deste trabalho, Subscreve o correio da Lua Cheia, receberás todas as sextas (durante a quarenta) um aviso para acederes ao vídeo e às sugestões.