Diz não ao desperdício da beleza

Diz não ao desperdício da beleza

“Sou capitão da minha Alma” é uma célebre frase do poema Invictus, do poeta William Ernest Henley. Invictus foi o poema indicado por Nelson Mandela, como a luz que lhe deu força durante o tempo em que esteve encarcerado.

O tema desta semana, se ainda não adivinhaste pelo titulo, é – Liberdade.

E na nossa caminhada faz todo o sentido, porquê?

Porque é um recurso ESSENCIAL, e porque qualquer visão para o Futuro, precisa defender a nossa soberania, a nossa liberdade.

No vídeo falo sobre a soberania da Alma e dos perigos que enfrentamos.

Antes de mergulhar no tema, quero só relembrar o seguinte:

No seguimento desta proposta de Dizer não ao Desperdício de Beleza, foi criado um círculo online para as alunas do Curso a Arte de Tecer a Vida de arte e criatividade, cuja proposta é Criar Alma, Alimentar a Alma em Tempos de Crise e explorar as paisagens internas da Alma através da Arte.
Este grupo iniciou-se em Abril e correu tão bem que queremos continuar, até Junho e abrir espaço a mais senhoras da Teia da Vida, tenho pouquinhas vagas, mas se sentires o chamado, és muito bem vinda. Os encontros são online, ocorrem de 15 em 15 dias, tens acesso a vídeos com propostas de trabalho e reflexão, técnicas de tecelagem e trabalho criativo, visualizações criativas e outras ferramentas para alimentar a Alma. A turma avança já em Maio.

Para não te tomar mais tempo deixo os 2 vídeos.

. Um com a minha reflexão sobre o tema
. Outro com 2 poemas sobre a liberdade,

O poema – Outras liberdades – é de minha autoria e Invictus (como já referi) de William Henley, infelizmente desconheço o autor da tradução para português – o que me deixa desconfortável – se alguém souber, por favor partilhe.

 Deixo uma entrevista interessante sobre o tema da Inteligência Artificial com o historiador Yuval Arari, gosto muito do seu trabalho.

Abraço com amor

Ana

Caminhamos Juntas.

Até para a semana no Correio da Lua Cheia.

Se te identificas com que acabaste de ler e queres acompanhar e participar deste trabalho, Subscreve o correio da Lua Cheia, receberás todas as sextas (durante a quarenta) um aviso para acederes ao vídeo e às sugestões.

Espalha a beleza, partilha.

About The Author

Comentários (8)

  • Margarida Estrela

    Ana, profundamente inspirada por estas semanas de dizer não ao desperdício da beleza. Grata por esta partilha tão importante sobre a liberdade e diversidade de ideias sendo elas as mais próximas às nossas, sejam elas as mais controversas. É assim que nos desenvolvemos! Um grande abraço cheio de carinho e gratidão*

    • Ana Alpande

      Grata Margarida, por estares aí e pelas tuas palavras.

  • Marilia

    Oi Ana! Apesar de adorar poder te ver, sinto que é importante para o meu processo de concentração apenas de escurar. Obrigada pela partilha desta semana. Depois da quarentena tenho sentido que as tecnologias ocupam espaço maior no meu dias a dia e se são maravilhosas porque pode os estar em contato umas com as outras são buracos negro de energia. E fim, penso que o silêncio e o recolhimento ainda é a melhor maneira de cultivar uma mente livre. No

    • Ana Alpande

      Grata Marília, eu também prefiro o áudio!

  • Ana Rita

    Ana,

    agradeço de corpo e alma estas partilhas semanais. Expandem, aconchegam e levantam questões pertinentes e férteis.
    O tema da liberdade é tão precioso para mim !

    O futuro do mundo digital e o convite à reflexão sobre privado e público faz-me tanto, mas tanto sentido!

    Amei os poemas, amo ouvir-te e apesar de adorar ver-te quando só te escuto há um atalho para a alma. Por isso para mim os vídeos são mais poderosos.

    “A capitã da minha Alma” que imagem poderosa! Liberdade e Responsabilidade de mão dadas. Grata!

    Grata de coração a todas por esta viagem <3

    Deixo uma música de Steve Wonder em jeito de até já!

    https://www.youtube.com/watch?v=NDJfF6A4KP0

    • Ana Alpande

      Grata minha senhora, por estares aí a enriquecer-nos a toda. Sei que parece silenciosa, mas a tua presença, a tua presença por si É tudo!!!
      Uma honra para mim, saber-te aí.

  • Laura Marques

    Querida Ana,

    Que-Beleza! Que agradecida sou por este lugar-Casa que crias aqui.
    E o tema da liberdade…! Chesterton dizia que «ser livre é ter o coração preso», ser árvore e pássaro, jardineiro e peregrino…

    Nessa primeira semana de Maio uma amiga enviava-me um artigo do mesmo Yuval Noah Harari, que partilho aqui: https://www.gq.com/story/yuval-noah-harari-tech-future-survival

    Também eu gosto mais do horizonte largo que nos dá o áudio. E pensava, porque não em formato Podcast? Assim até é mais fácil poder ouvir-te (uma e outra vez), até no telemóvel.

    Continuamos Juntas, a caminho!

  • Ana Alpande

    Querida Laura,

    Como estás? Grata pelas tuas palavras.

    Sim eu gosto do podcast e assim que acabar o Curso das Mandalas Lunares, acho que é mesmo por aí que vou.

    Abraço grande

Comentar